segunda-feira, 14 de junho de 2010

A Vandéia destruída por ódio

Durante o período revolucionário, toda uma região da França — a gloriosa Vandéia — foi atrozmente esmagada por defender seus princípios e costumes católicos e monárquicos. Inferiores em número e em armas, seus habitantes — em geral simples camponeses, comandados aqui e ali por algum nobre — foram, em larga medida, massacrados.

“Em 1º de agosto de 1793 a Convenção votou a destruição da Vandéia: os bosques deveriam ser abatidos, os animais capturados, as casas confiscadas, as colheitas ceifadas. [...] Em 1º de outubro:
‘Soldados da liberdade, é necessário que os habitantes da Vandéia sejam exterminados antes do fim do mês de outubro: a salvação da Pátria o exige; a impaciência do povo francês o ordena; a coragem dos soldados o deve cumprir’.
"A Vandéia — exclama o Gal. Turreau — deve transformar-se num cemitério nacional."
Os relatórios políticos e militares são de uma precisão eloqüente: é necessário primeiramente eliminar as mulheres, ‘fontes reprodutoras’; e as crianças, ‘porque estão em fase de tornar-se futuros bandidos’. Com estas desaparece igualmente o risco de represálias e vinganças. Criam-se inclusive campos de extermínio reservados às crianças, como em Noirmoutier. Em Bourgneuf e em Nantes organizam-se afogamentos especiais para elas”
(Reynald Secher, La guerre de Vendée: guerre civile, génocide, mémoricide, in Le Livre Noir de La Révolution Française, Éditions du Cerf, Paris, 2008).
(Revista Catolicismo de Agosto de 2008)

3 comentários:

  1. Aí nasce o mundo contemporâneo...

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que o meu nome foi originado de uma Revolução Francesa.Engraçado que minha mãe o escolheu em um livro de registro no cemitério da nossa cidade, ela morava em frente ao cemitério.

    ResponderExcluir
  3. Vandéia, obrigado pela visita e comentário. Vandéia é a versão traduzida para o português de uma cidade da França chamada Vendèe. A Vandéia era uma cidade muito católica, que sofreu muito com a Revolução Francesa. Houve muitas guerras e muitos heróis na Vendèe ou Vandéia.

    ResponderExcluir