terça-feira, 26 de julho de 2011

O terror da Revolução Francesa


Eis a foto de Danton, o revolucionário Ministro da Justiça. Mandava encarcerar os que julgava suspeitos por sua maneira de pensar. Era o modo de aplicar os "Direitos do Homem".

De milhares de casos, selecionei apenas quatro episódios:

1) Jean Paul Marat, conhecido como Marat, “o amigo do povo”, dizia:

“Antes de desaparecerdes suprimi os vossos inimigos e acabai com as vossas vítimas. Caí sobre aqueles que tem carruagens, criados e vestidos de seda. Visitai as prisões, assassinai os nobres, os padres e os ricos. Nada deixei atrás de vós senão sangue e cadáveres!”
(cfr. Pierre Gaxote, “La Revolution Francaise”, Arthène Fayard, Paris, 1966, página 200)

2) O Abade Sicard, mestre dos surdo-mudos de Paris, testemunha ocular dos massacres na Abadia (antigo Mosteiro Beneditino de Saint-Germain-des-Prés, transformado em cárcere político desde 1789), nos relata:

“Matava-se debaixo da janela de minha cela. O grito desesperado das vítimas, o ruído dos sabres decapitando as cabeças, a fúria dos assassinos, tudo isso ressoava em meu coração. (...) Após sumária condenação, os réus eram atirados no meio do pátio e trucidados pela populaça, que frenética gritava: Viva a Nação! Os canibais aplaudiam a até dançavam em torno dos corpos horrivelmente mutilados.”
(Buchez et Roux, “Histoire Parlamentaire de la Revolution Française, vol XVIII, Paris, 1874, página 106)

3) Mártires do Carmelo:

No convento dos religiosos carmelitas, subitamente as portas foram arrombadas por uma malta de bandidos liderada por oito comissários, “les frères rouges de Danton” (os irmãos vermelhos de Danton).

Concitados a renegarem o catolicismo, prestando juramento à Constituição civil do clero, 185 bispos, padres e religiosos preferiram morrer a aderir à igreja cismática criada pela Revolução.

Ao cabo de duas horas, os veneráveis sacerdotes foram chacinados com requintes de crueldade. Ainda hoje são visíveis nas paredes de mármore da igreja, onde ocorreu a ímpia carnificina, as marcas das lanças tintas do sangue daquelas vítimas inocentes.
Canonizados posteriormente pela Igreja, seus nomes encontram-se inscritos, em letras de ouro, no mesmo lugar em que receberam a coroa do martírio.
(cfr. J. B. Weiss, “História Universal”, vol. XVI, Barcelona, 1936, pp.540-1).

4) No cárcere de La Force, destinado exclusivamente às mulheres de má vida, a comuna houve por bem prender distintas damas da nobreza, como Maria Teresa Luiza e Saboya Carignan, Princesa de Lamballe e camareira maior da corte.

Diante do tribunal de sangue lá organizado, a princesa foi intimada a jurar ódio ao rei e à rainha. Como se negasse a semelhante felonia, dois guardas a atiraram no meio da canalha, aglomerada à saída do presídio. Imediatamente, a confidente de Maria Antonieta recebeu um golpe de sabre no rosto, que a prostrou por terra. Seu corpo foi desnudado e mutilado do modo mais ignominioso. Um dos bandidos arrancou-lhe o coração e o comeu, numa bestial demonstração de ódio revolucionário. Sua cabeça decapitada foi colocada sobre uma mesa de taverna, onde se brindou sua morte, e em seguida fincada na ponta de uma lança e levada em desfile pela cidade até a prisão do Templo, para ali ser mostrada à rainha encarcerada.
(cfr. J. B. Weiss, “História Universal”, vol. XVI, Barcelona, 1936, pp.556-7).

(trechos da Revista Catolicismo numero 462 de junho de 1989)

leia também:
http://ograndecombate.blogspot.com/2010/06/os-martires-da-revolucao-francesa-e-o.html

segunda-feira, 25 de julho de 2011

As modas


Em revelações a Jacinta, Nossa Senhora previu uma decadência moral espantosa em modas:

"Os pecados que levam mais almas para o inferno são os pecados da carne."

"Hão de vir umas modas que hão de ofender muito a Nosso Senhor."

"As pessoas que servem a Deus não devem andar com a moda. A Igreja não tem modas. Nosso Senhor é sempre o mesmo."

(Antonio A. Borelli Machado, "As aparições e a mensagem de Fátima conforme os manuscritos da Irmã Lúcia", 31ª edição, p. 66)

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Voce sabia?


VOCÊ SABIA QUE:

- Em 100 anos a República Brasileira teve uma inflação acumulada de 1.395.101.913.787%?

VOCÊ SABIA QUE:

- nas últimas eleições do império, em agosto de 1889, embora contando com inúmeros jornais e centenas de diretórios espalhados por todo o país, o Partido Republicano conseguiu eleger apenas dois deputados?

- a participação popular da proclamação da república foi praticamente nula?

- o golpe de 15 de novembro de 1889 foi obra de um número insignificante de ativistas e mistificadores revolucionários?

- naquela data fatídica o próprio Marechal Deodoro da Fonseca não pretendia derrubar a monarquia, mas apenas o Ministério chefiado pelo Visconde de Ouro Preto e que seu tresloucado ato foi conseqüência de um boato de nomeação de seu inimigo Silveira Martins para a Chefia do Ministério?

- embora o Decreto número 1, de 15 de Novembro de 1889 declarasse o governo republicano provisório até o pronunciamento definitivo do voto da nação, jamais foi realizado um plebiscito que “legitimasse” a Republica?

- o Marechal Floriano Peixoto afogou no sangue as tentativas de restauração monárquica?

- as vítimas mais clamorosas do republicanismo foram os alunos da Escola Naval, passados a fio de espada por ordem de Floriano Peixoto?

- com a complacência do “Marechal de Ferro” – Floriano Peixoto – navios estrangeiros bombardearam navios da Marinha de Guerra do Brasil numa vergonhosa intromissão em nossos assuntos internos?

- os golpistas de 1889 copiaram não só o modelo político norte-americano, mas também a bandeira, que não foi aceita, e a denominação de “Estados Unidos do Brasil”?

- durante 99 anos a republica manteve na ilegalidade os monarquistas temerosa de que o povo brasileiro chamasse de volta nosso Imperador?

- durante esses 100 anos, nas escolas e universidades, bombardeavam argumentos contra a monarquia, para “educar” os jovens a aceitar a república, escondendo todas as glórias do Brasil Império?

- Até na constituição do Brasil havia uma cláusula pétrea que deixava os monarquistas na ilegalidade? Somente em 1988 essa cláusula pétrea foi revogada, quando as pessoas já estavam totalmente instruídas na educação republicana.

VOCÊ SABIA QUE:

- sob o regime de D. Pedro II o Brasil tinha uma moeda estável e forte, possuía a segunda Marinha de Guerra do mundo, teve os primeiros Correios e Telégrafos da América, foi uma das primeiras Nações a instalar linhas telefônicas e o segundo país do globo a ter selo postal?

- o Parlamento do Império ombrava com o da Inglaterra, a diplomacia brasileira era uma das primeiras do mundo, tendo o Imperador sido árbitro em questões da França, Alemanha e Itália?

- em 67 anos de Império tivemos uma inflação média anual de apenas 1,58%, contra os 10% nos primeiros 45 dias da República, 41% em 1890 e 50% em 1891?

- a unidade monetária do Império, o mil réis, correspondia a 0,9 (nove décimos) de grama de ouro, equivalente ao dólar a à libra esterlina?

- embora o Orçamento Geral do Império tivesse crescido dez vezes entre 1841 e 1889, a dotação da Casa Imperial se manteve a mesma, isto é 800 contos de réis anuais? E que Dom Pedro II destinou 1/4 de seu orçamento pessoal em benefício das despesas da guerra do Paraguai?

- 800 contos de réis anuais significava 67 contos de réis mensais e que os republicanos ao tomarem o poder estabeleceram para o presidente provisório um ordenado de 120 contos de réis por mês?

- uma das alegações dos republicanos para a derrubada da Monarquia era o que eles chamavam de custo excessivo da Família Imperial? E que esta recebia a metade do ordenado do primeiro presidente republicano?

- Dom Pedro II se recusou a aceitar a quantia de 5 mil contos de réis, oferecida pelos golpistas republicanos, quando do exílio, mostrando que o dinheiro não lhes pertencia, mas sim ao povo brasileiro?

- 5 mil contos de réis era o equivalente a 4 toneladas e meia de ouro? Quantia que o Imperador recusou quando deixou ao País um último benefício: o grande exemplo de seu desprendimento. Infelizmente esse exemplo não frutificou na República, como seria necessário.

- no Império o salário de um trabalhador sem nenhuma qualificação era de 25 mil réis? E que isso equivalia em agosto de 1990 a 6 salários mínimos?

PAÍSES QUE HOJE SÃO MONARQUISTAS:

Inglaterra, Japão, Canadá, Espanha, Holanda, Suécia, Bélgica, Austrália, Dinamarca e Noruega.

(Na foto acima: Dom Pedro II)

Para quem se interessar em saber mais, pode visitar a Casa Imperial,
cujo endereço está no site:
http://www.monarquia.org.br/